Club de
Ubiratã

PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias do Clube

SERVIÇOS PROFISSIONAIS EM AÇÃO

Serviços Profissionais no Rotary Club tem o objetivo de estimular os padrões éticos na vida empresarial e profissional, reconhecer o mérito da ocupação, valorizar a profissão do rotariano ao servir à sociedade, aprender sobre as ocupações de seus companheiros para servir à comunidade, inspirar os outros a agirem eticamente e ajudar os jovens a alcançarem seus objetivos profissionais. O Distrito 4640, sob a responsabilidade da Governadora Distrital 2018/2019, SÔNIA TAUBE LINERO, vem desenvolvendo um projeto através da Coordenadora Distrital CELEIDE PERES do Programa de Serviços Profissionais e rotariana do Rotary Club Cascavel União, na cidade de Cascavel. Trata-se de orientar jovens estudantes do segundo grau a conhecerem pessoalmente a prática de profissões que desejam praticar no futuro. Inicialmente a Coordenadora do Projeto selecionou 3 (três) colégios públicos de Cascavel e em entrevista e autorização da direção de cada colégio selecionou 10 (dez) estudantes de cada colégio. Totalizando 30 (trinta) estudantes. Participam o Colégio Estadual Júlia Wanderlei, Colégio Estadual Wilson Jofre e Colégio Estadual Marilis. Realizou-se uma entrevista com os estudantes que revelaram as intenções de cursar uma faculdade ou curso técnico para sua atividade profissional. E foram pontuadas diversas profissões, entre elas Medicina, Enfermagem, Veterinária, Direito, Engenharia, Psicologia e outras. Totalizando 22 profissões preferidas. A Coordenadora entrou em contato com empresas públicas e privadas na cidade de Cascavel para solicitar o acolhimento destes estudantes como observadores das atividades profissionais desenvolvidas naquela empresa, por um dia. Entre as empresas que concordaram neste acolhimento tivemos a colaboração do Hospital Universitário de Cascavel, Unioeste, escritório de advocacia, clínica veterinária, escritório de design, escola de artes e outras empresas. O projeto tem tido um excelente resultado observado pela manifestação de contentamento destes estudantes. As direções das escolas também tem manifestado grande satisfação de ter o Rotary como aliado propiciando essas oportunidades a seus estudantes. O projeto está em andamento e será finalizado com uma entrevista com todos os estudantes participantes, com o objetivo de analisar as perspectivas obtidas e a importância que estes estudantes tiveram na realização do projeto. Com o desenvolvimento deste projeto esperamos que os clubes do Distrito 4640 se sintam estimulados a desenvolver outros no Programa de Serviços Profissionais para que o Rotary seja reconhecido cada vez mais no auxílio á sociedade. COORDENADORACELEIDE PINTO AGUIAR PERESRotary Club de Cascavel-União(45) 3038-8711 / (45) 3220-3157 / (45) 9935-9211celeidepperes@gmail.com  

Postado em 12 de Dezembro de 2018 por

Mensagem de Natal

Prezada família rotária, A caminhada até aqui foi repleta de acontecimentos memoráveis, que me fazem sentir cada dia mais admiração e afeto pela família rotária do Distrito 4640. Somos uma organização formada de grandes líderes, que doam seu tempo, a sua capacidade intelectual, profissional e humanitária para fazer deste mundo um lugar melhor e mais digno para se viver. Estamos chegando ao final do primeiro semestre do ano rotário 2018/2019 com muitas atividades, ações, programas e projetos realizados, resultado do compromisso e envolvimento da família rotária pela constante busca na realização das metas propostas em nossa área de atuação através do ideal de servir, prestar relevantes serviços à comunidade. Companheiros que me enchem de inspiração e que com certeza inspiram muitas outras pessoas! Agradecemos a maravilhosa e sempre hospitaleira acolhida dos companheiros e companheiras nas visitas oficiais aos clubes, o inestimável apoio recebido ao longo deste período e o compromisso em realizar as diretrizes propostas pelo Rotary Internacional e pela Governadoria. Companheiros, agora é chegado o momento de refletir. Quando o mês de dezembro se aproxima paramos para fazer um balanço sobre tudo o que foi feito durante o ano, também é um mês para reencontrar, na espiritualidade dos eventos que anunciam o nascimento do menino Jesus, entusiasmo que nos permitam realizar tudo o que sonhamos! Desejo que ao término deste ano os sentimentos de fé e esperança se renovem, e que Deus abençoe nossos passos e de cada companheiro e companheira durante sua caminhada rotária, que possamos todos juntos nos unir em pensamentos de esperança e de fé em nossos semelhantes . Para os desafios que ainda teremos pela frente rogo por força e tranquilidade e inspiração para realizarmos um a um os nossos propósitos e sentimentos de amor, entusiasmo e justiça possam estar presentes em nossos novos dias. O Natal remete à paz, à compaixão, à fraternidade, à esperança, estimulando-nos a enxergar o verdadeiro valor de cada ser humano. Natal é doar-se em gestos de amor e solidariedade, é família, é servir. Que neste fim de ano continuemos a inspirar e fazer o bem ao próximo. Desejo a todos os companheiros e aos seus familiares um Natal abençoado e um novo ano repleto de muitas conquistas!!! Sonia Taube Linero e Luiz FernandoGovernadora gestão 2018/2019 – Distrito 4640

Postado em 10 de Dezembro de 2018 por

Ryla 2019 - Desperte o Líder que há em você!

VOCÊ TEM AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA SE TORNAR UM LÍDER DINÂMICO E TRANSFORMAR O MUNDO AO SEU REDOR? O RYLA é um programa organizado por Clubes e Distritos de Rotary International onde você desenvolve suas habilidades de liderança, faz amizades e se diverte.  Quais os benefícios? Aprender habilidades de comunicação e resolução de problemas; Descobrir estratégias para se tornarem líderes dinâmicos em suas escolas ou comunidades; Aprender com líderes comunitários, oradores e mentores; Transformar sua motivação em ação Fazer amizades  O que teremos? Palestras e Workshop's dinâmicos para melhor desenvolvimento dos participantes. Café da manhã, almoço, cofee break e janta nos dias do evento. Pouso para os rotarianos. Integração no sábado à noite dos participantes. Apresentação da Bateria H1N1 da UTFPR de Medianeira. Fotos e vídeos em todo o evento.  Programação do Sábado No primeiro dia de evento buscamos desenvolver e instigar os participantes da forma mais dinâmica possível. Cofee Break, cadastro e divisão das equipes às 8:00 horas. Início e abertura às 9:00 horas. Dinâmica: Gestão ágil de projetos às 10:00 horas. Almoço às 12:00 horas. Workshop: Oratória às 13:30. Palestra Liderança às 15:00 horas. Cofee Break às 16:00 horas. Ted-Talks às 17:00 horas. Interação às 19:00 horas. Janta às 20:00 horas. Show de Talentos às 21:30 horas.  Programação do Domingo No segundo dia de evento buscamos que os participantes apliquem tudo o que aprenderam no primeiro dia em um projeto que irá instigá-los ao máximo. Cofee Break às 6:00 horas. Preparação dos Grupos para apresentação dos seus projetos às 7:00 horas. Apresentação dos Projetos às 9:00 horas. Palestra Motivacional às 11:00 horas. Finalização das atividades e foto oficial às 12:15 horas. Almoço às 13:00 horas.

Postado em 03 de Dezembro de 2018 por

Reuniões Quintas-Feiras | 20:30
RUA DUQUE DE CAXIAS,1094